Cifra Club

17 músicas de Jeff Beck para tocar hoje

Honre o legado de um dos maiores guitarristas da história tocando as melhores músicas de Jeff Beck.

Para muitos, Jimi Hendrix só não é o maior guitarrista de todos por causa de Jeff Beck. Dono de uma técnica única e inovadora, o britânico influenciou uma legião de guitarristas e bandas ao longo das últimas cinco décadas. Por isso, preparamos esta lista com as melhores músicas de Jeff Beck para você aprender a tocar!

Jeff Beck tocando guitarra em show
Jeff Beck está para sempre na história das seis cordas (Foto: Reprodução/Instagram)

Músico pioneiro, Jeff Beck pode ser tranquilamente citado como um dos criadores do hard rock e do heavy metal. Além disso, ele foi um dos principais guitarristas de jazz fusion.

Ou seja, seu legado para a música é imensurável. Portanto, a melhor forma de homenagearmos o artista é aprendendo a tocar seus grandes clássicos. Bora lá?

Como tocar as músicas de Jeff Beck?

Tocar as linhas de guitarra base das músicas de Jeff Beck pode ser tranquilo. No entanto, para tirar seus solos, é preciso ter disciplina, foco e dedicação. Porém, com paciência, certamente você vai longe! Abaixo, confira algumas das canções no nosso setlist especial de hoje:

  • Isolation
  • Blue Wind
  • Beck’s Bolero
  • Nadia
  • People Get Ready
  • Cause We’ve Ended As Lovers

Vamos, enfim, começar a aprender as melhores músicas de Jeff Beck?

1. Isolation

A versão de Jeff Beck para Isolation, do John Lennon, traz um bom treino de dedilhado, pois o verso é tocado com essa técnica. Além disso, a ponte é bem simples, bastando fazer a batida uma vez por acorde. O primeiro solo é um excelente estudo para iniciantes, porém o segundo é mais indicado para quem já tem certa experiência no instrumento.

2. Can’t Start Over Again

Can’t Start Over Again mostra uma faceta mais country do guitarrista inglês. Assim sendo, seu solo é um bom estudo de licks e fraseados nesse estilo. Apesar de ter duas pestanas, a base é tranquila, pois o andamento da música é lento.

3. Blue Wind

Blue Wind é um bom treino para adquirir velocidade na guitarra, pois o solo da canção exige certa rapidez. Portanto, treine esse trecho em um andamento mais lento com a ajuda de um metrônomo até você pegar o jeito.

4. Beck’s Bolero

Uma das melhores músicas de Jeff Beck, Beck’s Bolero tem um solo muito bom para iniciantes. Isso porque ela é um excelente estudo de algumas técnicas de guitarra, como bend, slide, hammer on, pull off e vibrato. Ademais, seus riffs não têm segredos – acompanhe a cifra da canção para aprender direitinho!

5. Another Place

Para tocar Another Place, é preciso colocar o capotraste na 7ª casa. Além disso, um pedal de reverb devidamente regulado pode ajudar muito na execução dessa música. Ela é ótima para iniciantes dominarem a técnica do sweep picking.

6. Angel

Excelente estudo para iniciantes, Angel não abusa de velocidade. No entanto, o treino desta música aprimora bastante a precisão de qualquer guitarrista em técnicas fundamentais do instrumento, como bend, hammer on e pull off.

7. Air Blower

Um clássico da fase jazz fusion de Jeff Beck, Air Blower é boa para praticar uma batida mais funkeada de guitarra base. Porém, para tocar o solo, é preciso já ter um domínio razoável de velocidade no instrumento.

8. Scatterbrain

Scatterbrain é perfeita para treinar palhetada alternada em alta velocidade! Portanto, é recomendado estudá-la em um andamento mais lento, para se desenvolver aos poucos.

9. A Day In The Life

A versão instrumental de A Day In The Life, dos Beatles, é uma das melhores músicas de Jeff Beck. Ela não se caracteriza pela velocidade, mas é preciso certa meticulosidade para tocar seus bends, vibratos e slides. Ou seja, ao aprender essa música, você terá um apuro técnico mais sofisticado!

10. Brush With The Blues

Brush With The Blues é excelente para quem está interessado em aprender licks de blues e aprimorar seu fraseado neste gênero musical. Primeiramente, treine os licks mais lentos. Depois que você tiver dominado eles, avance para os mais rápidos, mas aumentando o andamento aos poucos.

11. Amazing Grace

Se você nunca tirou um solo de guitarra, Amazing Grace é uma ótima escolha para começar! Por ter um andamento bem lento, fica fácil pegar o traquejo de como fazer bend, slide e vibrato.

12. Superstition

Grande clássico de Stevie Wonder, Superstition também é considerada uma das melhores músicas de Jeff Beck. Ela é perfeita para aprender a tocar um riff de guitarra de forma mais swingada. Ademais, seu solo é um bom estudo de alavanqueada.

13. Nadia

O solo da introdução de Nadia é interessante pelo uso do slide bar. Esse acessório pode ser utilizado em qualquer um dos quatro dedos da mão esquerda (para os canhotos, a direita). Portanto, se você tiver a ferramenta, treine esse solo em cada um dos dedos até sentir em qual deles fica mais confortável para tocar.

14. Hi Ho Silver Lining

Com a participação de Rod Stewart nos backing vocals, Hi Ho Silver Lining é bem fácil de tocar. Basta tocar com a técnica de palm muting nos pulsos do ritmo da música. Siga a cifra da música para saber quantas palhetadas tocar por acorde. Por fim, o solo não tem segredos!

15. Nessun Dorma

Música interessante para desenvolver a interpretação no instrumento, Nessun Dorma também é ótima para aprender a manter a regularidade em um andamento mais lento. Em outras palavras, uma grande dificuldade de muitos músicos é não acelerar, sem perceber, o tempo de uma música quando ele é ralentado.

16. People Get Ready

Retomando a parceria do Jeff Beck Group, Rod Stewart também faz os vocais em People Get Ready. Para tocar a base dessa música, faça o mesmo ritmo de Can’t Start Over Again, acompanhando a cifra para identificar direitinho o tempo em cada acorde. Por outro lado, os solos não são rápidos, mas exigem um bom domínio da maioria das técnicas de solo de guitarra.

17. Cause We’ve Ended As Lovers

Cause We’ve Ended As Lovers é, de fato, uma das melhores músicas de Jeff Beck. Além disso, ela é ótima para quem quer evoluir do nível iniciante para o intermediário. Por fim, a faixa é um estudo completo de guitarra, pois exige tanto sentimento quanto técnica para ser tocada adequadamente.

Agora que você já teve dicas eficazes de como tocar as melhores músicas de Jeff Beck, compartilhe este artigo com seus amigos! Dessa forma, mais pessoas vão ter acesso ao inestimável legado deixado por esse gênio das seis cordas.

Descanse em paz, Jeff Beck!

Foto de Carlos de Oliveira

Carlos de Oliveira

Redator Web com especialização em SEO e escrita para blogs e redes sociais. Estrategista de conteúdo. Músico, compositor e colecionador de LPs, CDs e DVDs. Toca guitarra, violão, baixo, teclado, piano e bateria. Escreve para o Cifra Club desde abril de 2022.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK